quinta-feira, 31 de julho de 2008

Marte para os Marcianos!!!


Compartilhar não custa nada...

Ontem achei este disco no excelente site http://coletaseletiva.wordpress.com
(em breve colocarei a seção de links do E.C.H.O.E.S.B.R.A.S.I.L)


Gostei da seleção... extendo a quem possa interessar.


O Brasil que você não viu! (12/2003)


01 - Cloud Nine - Wilson das Neves

02 - Tamborim Cuíca Ganzá e Berimbau - Azymuth

03 - Fumacê - Golden Boys

04 - Antes Que a Cidade Durma - Vanderleia

05 - Tudo Jóia - Orlandivo

06 - Mambito de Arake - Wilson Das Neves

07 - Bolinha De Sabão - Orlandivo

08 - Juventude 2000 - Wilson Das Neves

09 - Sidarta - Johnny Alf

10 - Coqueiro Verde - Trio Mocotó

11 - Vatapá - Anjos Do Inferno

12 - Ser Que Eu Vou Virar Bolor - Arnaldo Baptista

13 - Na Na Hey Hey Kiss Me Goodbye - Wilson Das Neves

14 - Onde Anda Meu Amor - Trio Mocotó

15 - Bebete Vão Bora - Wilson Das Neves

16 - Zé Do Contra - Isaura Garcia

17 - Gueri-Gueri - Orlandivo

18 - Pisei Num Despacho - Jackson do Pandeiro

19 - Nega Maluca - Linda Batista

20 - Rock Around The Clock - Wilson Das Neves

21 - Cê Tá Pensando Que Eu Sou Loki - Arnaldo Baptista

22 - Espelhos Dagua - Preta Gil23 - Pastorinhas - Sylvio Caldas

http://sharebee.com/4b5a174e

Blogs III



Dica enviada pelos amigos Pernaca e Káfé... Vale muito a pena dar uma olhada.

Site com vários trabalhos artísticos em desenho, grafite, animação...




quarta-feira, 30 de julho de 2008

E o jaba venceu. ..

Hoje, durante o almoço com conversas saudosistas, estavamos lembrando da 89FM - A rádio rock.
Atualmente, dá náuseas ouvir essa rádio "pop". Desde 2006, a programação desta rádio que basicamente era rock, blues e outros gêneros que cativavam os admiradores da boa música, se transformou da noite para o dia em "pseudo-hits" pops... patrocinados generosamente por gravadoras desesperadas em emplacar bandas que hoje, 2008, talvez nem mais existem. Tomara que não!!!

Poderia ser "89FM - A rádio jabá"
Soaria ao menos honesto, afinal todo mundo sabe o que cercou a mudança da programação desta rádio aqui da cidade de São Paulo.
Ao mesmo tempo... como profissional de marketing, vejo esse assunto como um case bastante interessante de reposicionamento de marca. Infeliz, diga-se de passagem.
Quer saber? Depois da internet, mp3... quero mesmo é que se dane.
Viva o Rock!!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Trips VIII

Paranapiacaba - 26/07/2008




































quinta-feira, 24 de julho de 2008

Esse cara é mestre...



"Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
em vez de esperar que alguém lhe traga flores."

Willian Shakespeare

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_shakespeare

terça-feira, 22 de julho de 2008

Amaral Gurgel e a desgraça da droga

Diariamente, ao voltar do trabalho acabo sendo obrigado a utilizar a rua Amaral Gurgel no centro de São Paulo. Para quem não sabe esta via é aquela imediatamente abaixo do Elevado Costa e Silva, vulgo Minhocão, aberração esta criada pela besta maior, o ex-prefeito, ex-governador e ex-candidato da Arena, Sr. Paulo Salim Maluf. Entretanto, não quero aqui ficar falando desta pessoa, afinal ele nem merece nada mais que poucas linhas.
Quando se passa nesta avenida, o cenário visto não poderia ser mais desolador. São grupos, talvez famílias, que simplesmente moram embaixo deste viaduto, são pessoas que simplesmente são despejadas ao relento após terem "alta" da Santa Casa de São Paulo (e que não tem para onde ir) e - principalmente - são usuários de drogas, leia-se Crack. E são muitos. Para colaborar com este cenários horroroso, traficantes de drogas, prostitutas, travestis e batedores de carteira fazem o que querem em plena luz do dia. Até a a "namoradinha" do Ronaldo Fenômeno é facilmente vista por lá.

Bem... no início do ano estava em meu carro escutando a coluna do jornalista Gilberto Dimenstein na rádio CBN e ele falava daquele flautista mirim que encantava o Brasil na década de 90 com sua flauta transversal, o Charles da Flauta. Tratava-se de um menino prodígio da música, afinal sendo um garoto de origem humilde era um vencedor, pois na condição que vivia tinha tudo para ser mais um andarilho da rua Amaral Gurgel.
Para os que não se lembram, Charles da Flauta no final da década de 80 e início da década de 90 era figurinha carimbada em programas de televisão como Faustão e Gugu. Eu mesmo lembro que ficava admirado com o talento do garoto, afinal tinhamos pouca diferença de idade e ele fazia coisas incríveis com a flauta transversal, um dos instrumentos mais difíceis de se aprender. E não é só simplesmente aprender... tem que ter talento, e isso Charles demonstrava a cada domingo ao Brasil. Além dos programas de televisão, ganhou o II Prêmio Sharp de Música e dividiu palco com Arthur Moreira Lima, Altamiro Carrilho, Gilberto Gil e Paulo Moura. O futuro estava aberto e apontava para uma carreira de grande sucesso.


Aí veio a desgraça da droga. Inacreditável. No início dos anos 90, maestro Julio Medaglia, impressionado com o talento nato e ouvido absoluto do garoto, conseguiu uma bolsa na Alemanha para que Charles pudesse aprender com o primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Berlim, mas a viagem nunca se concretizou, pois Charles já tinha caído de cabeça no crack.
Para que se entanda bem o início deste post, hoje, Charles Pereira Gonçalves tem 34 anos, sofre de tuberculose, pneumonia e vive debaixo do viaduto Costa e Silva, a já citada Rua Amaral Gurgel.

Para ouvir um pouco do trabalho de Charles da Flauta, acessem o link abaixo:




Fontes:

Bob Marley no Brasil

Imagens da única visita de Robert Nesta Marley ao Brasil, em 1980.



TV Globo, 22/03/1980 - Participações de Milton Nascimento, Simone e Tetê Espíndola...

domingo, 20 de julho de 2008

Trips VII

Foto: Guilherme Gonçalves - Ago/07

Pirenópolis - Goiás - Brasil

sexta-feira, 18 de julho de 2008

História de Serra Pelada

Por Breno Castro Alves / Folha de São Paulo 18/7/2008


Estima-se que cerca de 120 mil pessoas viveram ali no auge do garimpo, de 82 a 86. A primeira pepita foi encontrada em dezembro de 79, por um vaqueiro da fazenda do velho Genésio, dono daquelas terras. A fofoca correu e, entre fevereiro e março de 80, mais de 30 mil homens chegaram ao local. A princípio o ouro era só na Grota Rica, um curso d´água que dava pepitas na raiz do capim, nem precisava cavar quase nada. Não demorou muito para encontrarem um dos maiores depósitos de ouro do mundo logo ali ao lado, a aberração geológica que conhecemos como Serra Pelada.

Começaram a descer os barrancos. Quem chegasse ali primeiro e demarcasse seu espaço era o dono da área. Todo mundo com um revólver 38 na cintura, não havia disputa física e a palavra do homem valia. Os barrancos mediam 2 m x 3 m e iam descendo, saindo dali em sacos nas costas dos trabalhadores. As pepitas eram mais raras, o grosso estava em pó. O solo retirado era quebrado, lavado e passado no mercúrio, material que se liga e concentra o ouro. Ao aquecer a mistura dos dois metais o mercúrio evapora primeiro, deixando para trás a riqueza dourada que motivou toda essa história.O lucro e os custos do ouro, ambos muito altos, ficavam para os sócios do barranco. Os trabalhadores recebiam diárias e uma pequena porcentagem na exploração, que com um pouco de sorte seria uma fortuna. Muita gente enricou, reinvestiu, perdeu tudo, enricou novamente. Era uma loteria, mas com chances elevadas de acerto. O título de maior garimpo do mundo não é gratuito, custou muito ouro.


Água no Tilim

Em 84, o presidente Figueiredo pagou uma indenização de US$ 69 milhões à Vale, então a estatal Companhia Vale do Rio Doce, que detinha o direito de exploração mineral da área, incorporado da Amazônia Mineração S/A em 1981. O acordo previa o fechamento do garimpo em três anos ou por mais vinte metros de profundidade, quando alcançaria a a cota 190, número que representa a altitude em relação ao nível do mar. O garimpeiro entendeu o interesse da companhia naquele depósito e a cota 190 alcançou patamar quase mítico, muitos sustentando que ali 60% ou 70% de todo o material seria ouro puro. A descida foi desenfreada e aumentou a cobrança de vidas nos barrancos que, sem estrutura, desabavam soterrando garimpeiros na própria riqueza que buscavam.


Em 85, próximos à sonhada cota 190, o buraco foi interrompido pelas autoridades. Desligadas as bombas de sucção, o Tilim, ponto mais profundo da cava, encheu de água no irrigado solo amazônico. Utilizando o argumento da segurança, fecharam aquele garimpo para abrir novo bem ao lado. Segurança nos homensA nova descida prosseguiu de forma mais racional, menos íngreme em direção ao fundo e mais segura. Foi a partir de 1987, quando novamente se aproximavam da cota 190, que sabotagens e boicotes se tornaram freqüentes. Diversos motores das bombas de sucção foram inutilizados com areia e açúcar em suas engrenagens. De um dia para o outro o segundo Tilim amanhecia submerso, necessitando muito tempo de trabalho para drená-lo com as máquinas dos garimpeiros.A passagem da água criava sulcos nas paredes da cava, aumentando muito o risco de desabamento. Em busca de segurança era preciso derrubar aquelas paredes frágeis dentro do próprio buraco que abriam, para só então recomeçar a cavar. Após muitos dias de trabalho voltavam ao ponto que estavam antes e não passava muito tempo até nova sabotagem ocorrer, exigindo repetir o trabalho. Essa estratégia quebrou financeira e moralmente o trabalhador que ainda insistia em sua busca. Em 88 se tornou inviável prosseguir e o garimpo em Serra Pelada, ao menos na cava, o buraco mais profundo, terminou. Para o garimpeiro, o mote "agua no Tilim e segurança nos homens" se tornou símbolo cínico da sabotagem que os impediu de chegar aos depósitos mais profundos de ouro.


Quadro atual

Ainda em 1987, antes do vencimento do prazo de três anos do acordo de 1984, o congresso aprovou lei aumentando o tempo de exploração da área pelos garimpeiros. Em seguida, sucessivos decretos ampliaram este prazo até 92, quando Collor conferiu novamente à Vale o direito de lavra da região. Dez anos depois, em 2002, o Congresso aprovou lei restabelecendo a possibilidade de garimpo e em 2004 foi a vez do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) definir que a garimpagem só poderia ser feita mediante cessão da Vale. Em março de 2007, a empresa cedeu o direito de exploração à Coomigasp, que assinou com a mineradora canadense Colossus em julho do mesmo ano. Desde então a composição do cenário é a mesma, a empresa vem cumprindo sua parte e deve apresentar relatório técnico no final de 2009, para só então recorrer o alvará de lavra da área, que permite a exploração mineral.Em sua parte mais profunda, o lago de Serra Pelada possui 120 metros de profundidade. Acima d'água não difere muito de um lago comum, talvez exceto pela montanha recortada que se projeta morro acima. Abaixo da superfície, depositadas no solo envenado de mercúrio, estão sobrepostas camadas de ouro, lama, sangue e ganância humana.